A exterogestação e a necessidade de ser carregado

Exterogestação e a necessidade de ser carregado

Um canguru bebê fica em sua bolsa até que sua \”gestação exterior\”, ou exterogestação, esteja completa e ele possa se afastar de sua mãe por conta própria. Como um canguru bebê, os bebês humanos também nascem imaturos. De fato, os bebês humanos permanecem indefesos por mais tempo que os bebês de qualquer outra espécie e, como alguns marsupiais, também devem passar por um período distinto de gestação fora do útero. Embora o nascimento possa ser visto como uma separação entre mãe e bebê, os bebês precisam de algo que não seja a separação. A natureza pretendia que eles fossem mantidos no corpo de sua mãe após o nascimento até completar a gestação fora do útero.

Esse período de gestação externa precisa ser respeitado não apenas como uma questão sentimental, mas como uma que possui um impacto profundo e importante no desenvolvimento físico, emocional e psicológico de uma criança.

Indice de Conteúdo

Gestação fora do útero: “exterogestação”

A simples observação de um recém-nascido demonstra sua natureza indefesa. Ele precisa de calor e nutrição. Ele não pode se afastar do perigo e não pode usar palavras para comunicar suas necessidades. Ele é desafiado a usar seu sistema nervoso para descobrir o espaço e sua relação com ele, respirar sozinho, circular oxigênio e nutrientes por todo o corpo, comer, digerir e eliminar. É claro que o recém-nascido passa por uma transformação que não ocorre instantaneamente, mas gradualmente, durando a maior parte do primeiro ano de sua vida. Durante esse período, a criança deve ser carregada para todo o lado. Ela ainda tem um longo caminho a percorrer antes que possa se controlar.

Em seu livro Touching, The Human Significance of the Skin (Toque, O Significado Humano da Pele), o Dr. Ashley Montagu escreve sobre a importância do relacionamento mãe-bebê depois que o bebê já nasceu. Ele descreve a relação entre os dois como \”naturalmente projetada para se tornar ainda mais intensiva e interoperativa após o nascimento\” do que enquanto o bebê estava sendo gestado ou crescendo no útero (Montagu, 1988, 75).

“O nascimento não constitui mais o começo da vida do indivíduo do que o fim da gestação. O nascimento representa uma série complexa e altamente importante de mudanças funcionais que servem para preparar o recém-nascido para a passagem através da ponte entre a gestação dentro do útero e a gestação continuada fora do útero.”

(Montagu, 1986, 57)

Os bebês humanos nascem precocemente por necessidade. Cuidar do bebê de uma maneira que imite a intimidade da gravidez o mais próximo possível até que essa gestação externa seja concluída oferece ao bebê o ambiente ideal para seus sistemas imaturos. Isso significa que o bebê deve estar em constante proximidade com a mãe, nos braços da mãe ou atado ao corpo da mãe com um pedaço de pano ou outro carregador de bebê.

Relação contínua entre mãe e filho

Apesar do fato de que as mães carregam seus bebês na maior parte do mundo, cada vez mais bebês passam a maior parte de seus dias sozinhos em cadeirinhas ​​e carrinhos de bebê e passam a noite sozinhos em um moisés ou berço, privados do toque e presença de suas mães. A natureza não pretendia que fosse assim. Uma mãe e seu bebê estão projetados para esperar uma unidade e que essa unidade continue após o nascimento.

“Embora as experiências intra-uterinas possam exercer influência sobre o desenvolvimento subsequente da criança, as experiências que ela tem durante os dez meses seguintes ao nascimento são de maior experiência … uma relação simbiótica contínua entre mãe e filho, projetada para suportar um continuum ininterrupto até que o cérebro da criança haja dobrado o seu peso.”

(Walsh)

Nascimento devido à cabeça grande

O bebê humano nasce 266 dias após a concepção. O rápido crescimento ocorre durante os três meses finais dentro do útero.

Os bebês nascem antes de amadurecerem completamente e seus cérebros terminam de crescer fora do útero. O crescimento cerebral significativo e a permanência sobre dois pés para se locomover (e subsequentemente um rearranjo e estreitamento da pelve) custaram aos seres humanos uma diminuição da maturidade no nascimento (Trevathan, 144). O padrão usual de completar a metade do tamanho do cérebro adulto antes do nascimento não era possível. O corpo do bebê era muito grande e sua cabeça também. A combinação de aumento do tamanho do cérebro e saída pélvica mais estreita da mãe (devido a ficar em pé) causou uma grande mudança na duração da gestação humana. Por esse motivo, o crescimento cerebral significativo, o desenvolvimento comportamental e a maturação dos sistemas são atrasados ​​até o nascimento.

O corpo da mãe regula o desenvolvimento de sistemas

Quando um bebê nasce, ele precisa respirar por conta própria, fornecer oxigênio e nutrientes para todo o corpo e ajustar seu sistema gastrointestinal à nova função de ingerir, digerir e eliminar. Ele usará seu sistema nervoso para descobrir sobre seu ambiente e seu lugar nele. No entanto, a fisiologia humana não dirige todas as suas próprias funções. É interdependente. As informações regulatórias adquiridas pelos bebês de suas mães também afetam a função cardiovascular, ritmos do sono, função imune e níveis hormonais.

Em seu livro The Vital Touch (O Toque Vital), a Dra. Heller descreve como um bebê usa sua mãe para ajudar a regular seus próprios sistemas. Ela explica:

\”Enquanto em contato com a mãe, os sistemas da criança são mantidos em um ritmo regular. Mas, separado dela, o recém-nascido deve trabalhar duplamente para manter a harmonia fisiológica.\”

(Heller, 31)

O engatinhar sinaliza o final da exterogestação

Estamos sempre crescendo e mudando. Para alguns especialistas, pode parecer traiçoeiro querer estipular o momento de traçar a linha que diz que os sistemas de desenvolvimento a partir dali não são mais imaturos. Em 1944, Portmann [DB1] foi o primeiro a sugerir que, para um recém-nascido humano atingir o estado de desenvolvimento de um macaco recém-nascido, a gestação total seria de aproximadamente 21 meses. Kovacs [DB2] o fixou em cerca de 18 a 20 meses.

Bostok [DB3] teve uma ideia diferente. Ele relatou que a gestação ideal para um ser humano recém-nascido seria quando a locomoção quadrúpede (movimento de quatro) começa. Quando ele é capaz de escapar do perigo por seus próprios meios. Para o bebê humano, isso significa \”engatinhar\”. O que é fascinante é que o tempo médio necessário para uma criança engatinhar ou para que a gestação externa seja concluída pelos termos de Bostok é de 266 1⁄2 dias após o nascimento. Exatamente o mesmo período de gestação dentro do útero! (Montagu, 1986, 54). Da ideia de Bostok, decorre toda a ideia de \”nove meses dentro e nove meses fora\”.

Da concepção ao nascimento. Do nascimento ao engatinhar.
O bebê humano leva aproximadamente 266 dias para engatinhar. Exatamente o mesmo tempo que ele passa dentro do útero. Nove meses no útero. Nove meses de gestação exterior.

Períodos de desenvolvimento humano mais longos que os dos símios – Exceto a Gestação

A gestação dos símios difere dos humanos em apenas algumas semanas. Na verdade, eles passam um pouco mais de tempo no útero do que os humanos. O início habitual da puberdade ocorre quando eles têm oito ou nove anos de idade. Os macacos completam seu crescimento quando têm dez ou onze anos de idade, e sua vida útil é de trinta a trinta e cinco anos. Quando comparamos a duração de nossos períodos de desenvolvimento aos deles, a primeira erupção e a última erupção de dentes permanentes, o início da puberdade, a conclusão do crescimento geral e a expectativa de vida, todos os nossos períodos de desenvolvimento são mais longos que os deles (Montagu, 1986 51). A gestação no útero é a única exceção.

Humanos nascem com um quarto do volume cerebral, os símios com a metade do tamanho

Embora os macacos também nasçam em uma condição imatura, eles permanecem imaturos por um tempo muito menor do que os humanos. Eles levam cerca de um terço do tempo para levantar a cabeça, sentar-se sozinhos e ficar em pé e andar. Eles nascem com cérebros com cerca da metade do tamanho a que eventualmente crescerão, em média com 50% de seu cérebro adulto, enquanto os cérebros de bebês humanos representam apenas 25% dos cérebros de adultos humanos. A maturação que outros mamíferos completam antes do nascimento, o ser humano precisa completar após o nascimento.

Para um bebê humano atingir a metade do tamanho de seu cérebro adulto no útero, levaria cerca de 18 meses de gestação (Trevathan, 144). São nove meses extras – como mencionado acima, esse é precisamente o período de idade que os bebês tendem a ter quando começam a se mover por seus próprios meios e a engatinhar. Tanto o engatinhar quanto a obtenção de 50% do tamanho do cérebro adulto indicam que a gestação externa está concluída aproximadamente nove meses após o nascimento.

Exterogestação. Diferença entre humanos e símios no momento do nascimento.
Levaria cerca de 18 meses de gestação no útero para que uma criança humana atingisse metade do tamanho de seu cérebro adulto. A maturação que outros mamíferos completam antes do nascimento, o bebê humano deve completar após o nascimento.

Vantagens da incompletude no desenvolvimento

Há vantagens em nascer em um estágio inicial do desenvolvimento do cérebro. Na verdade, é mais adaptável nascer em um estágio mais subdesenvolvido, porque o mundo cotidiano fornece informações sensoriais mais diversas do que o ambiente fechado do útero.

\”Vantagens obtidas ao nascer \”mais cedo no ciclo gestacional\” incluem maior plasticidade. Somos flexíveis e maleáveis. Somos expostos precocemente a estímulos ambientais quando nascemos neste grande mundo, o que é importante para o aprendizado.”

(Trevathan, 149)

Quando uma alpaca nasce, por exemplo, para sobreviver, ela simplesmente precisa se levantar e aprender a seguir sua mãe. É um padrão instintivo reflexivo de ação. Os seres humanos são diferentes. “O bebê não é uma criatura passiva moldada pelo ambiente, mas constantemente explora, tenta aprender e coloca o ambiente sob seu controle.” (Karen, 203)

Nascer mais cedo no ciclo de gestação nos permite descobrir nosso ambiente e nosso lugar nele, com nossas mães ao nosso lado. Nascer mais cedo nos dá uma inteligência mais aberta e nos ajuda a trabalhar nossas habilidades lógicas. Ser \”incompleto no desenvolvimento\” realmente facilita maior criatividade e personalidade individual (Pearce, MC, 10).

Embora a infância represente apenas cerca de 2% de nossa vida útil, 80% do crescimento total do cérebro de uma criança ocorrerá até ela completar dois anos (Heller, 110). O cérebro de uma criança aumenta de um mero tamanho de 25% do de um adulto no nascimento para 60% do volume do cérebro adulto até o final do primeiro ano.

Isso é quase 2/3 do crescimento total do cérebro que ocorre dentro de uma janela muito curta (Montagu, 1986, 55-6). No primeiro ano, o cérebro de um bebê crescerá mais rápido do que nunca. Quando uma criança completa três anos, ela já terá completado 90% de seu crescimento cerebral.

Necessidade Primal de Proximidade Materna

Mesmo que os bebês macacos amadureçam mais rápido que os humanos, eles ainda permanecem em constante proximidade com suas mães por um longo período de tempo – geralmente até o relacionamento de amamentação desaparecer, que dura em média três anos ou mais. \”Dada a nossa exterogestação… separações do nosso corpo mais cedo do que qualquer outro mamífero desafiam a lógica.\” (Heller, 29).

A amamentação e a proximidade da mãe por três anos ou mais podem ser a norma na maior parte do mundo, mas certamente não é a norma no Ocidente ou nos países de anglo-saxões. Muitos acham que dar muito colo vai realmente estragar seus bebês. No entanto, há um forte movimento de pais que abandonam os manuais de bebês e recorrem a cuidados intuitivos para seus filhos.

No livro de Katie Allison Granju, Attachment Parenting: Instinctive Care for Your Baby and Young Child (Criação com Apego: Cuidados instintivos para o seu bebê e criança pequena), ela pede aos pais que confiem no que seus instintos lhes dizem: afirmando: “Em vez de sentir que você deve colocá-lo no chão, tenha certeza de que ele está exatamente onde precisa estar.\”

Embora possamos viver na era moderna,

“Nossos cérebros permanecem fundamentados na Idade da Pedra… quase toda a nossa bioquímica e fisiologia estão ajustadas às condições de vida que existiam quando éramos caçadores e coletores.” (Granju, 273)

E nesse estilo de vida, os bebês eram mantidos em cima ou perto da mãe, sua fonte de segurança. Após eras de tal comportamento, o cérebro do bebê evoluiu para esperar que a vida fosse um \”útero com vista\”, com o cérebro da mãe preparado para proporcionar essa proximidade (Heller, 4). Os bebês não poderiam nascer incompletos no desenvolvimento e deixados sozinhos a maior parte do dia ou separados de suas mães se quiséssemos sobreviver como espécie.

“Por mais numerosas que sejam suas vantagens, no entanto, nunca poderia ter ocorrido retardo nas taxas de crescimento e nascimento em um estágio inicial da gestação, se não houvesse compensado o cuidado por parte da mãe.” (Trevathan, 149).

Imaturidade do recém-nascido dificilmente respeitada

Aos olhos do recém-nascido, ele nem sequer é diferenciado da mãe. Eles são uma única unidade, uma díade mãe-bebê. No entanto, apesar desses sinais óbvios de dependência, a imaturidade fisiológica e neurobiológica real do recém-nascido é pouco respeitada. Para um bebê ser prematuramente \”um indivíduo\” e se separar de sua mãe nos primeiros momentos, dias, semanas ou meses após o nascimento, realmente representa um desafio para o crescimento futuro, segurança e estabilidade desse indivíduo.

A importância de as mães e os bebês estarem \”em contato\” e juntos durante esse período crítico de desenvolvimento não pode ser enfatizada o suficiente.

“Se os pais entendessem completamente as implicações de sua influência sobre seus filhos, especialmente no começo de sua vida, a necessidade de toque e afeição abundantes sequer precisaria ser considerada.”

(Caplan, 36)

Em seu livro Continuum Concept (O Conceito do Continuum), a antropóloga Jean Leidloff explica: “Um bebê privado da experiência necessária para dar-lhe a base para o pleno florescimento de seu potencial inato talvez nunca conheça um momento da retidão incondicional que foi natural à sua espécie por 99,99% de sua história. A privação, no grau em que ele sofreu seu desconforto e limitações na infância, será mantida indiscriminadamente como parte de seu desenvolvimento… ” (Leidloff, 48).

Tempo juntos e espaços sem restrições para a amamentação

A natureza nos proporcionou uma maneira biológica de espaçar as crianças, permitindo que a mãe cuide de cada criança por um longo período de tempo. Isso lhes dá o tempo que eles precisam juntos para formar um vínculo profundo e duradouro (Jackson, 45). As crianças Kung San permanecem em constante contato com as mães e mamam com frequência e sem restrições. Embora eles não usem formas de controle de natalidade ocidental, seus filhos têm espaçamento de três a quatro anos (Shostak, 67).

Embora com a “amamentação cultural” possa não haver nenhum efeito na fertilidade da mãe, quando uma mãe e um bebê participam da norma biológica humana ou “amamentação ecológica”, as mulheres permanecem em amenorréia na amamentação (ausência de períodos devido à amamentação irrestrita e proximidade constante) e os bebês são espaçados naturalmente.

Proximidade constante permite amamentação ecológica

“A amamentação ecológica é uma forma de amamentação na qual a mãe atende às necessidades de amamentação frequente do bebê e sua presença em período integral e na qual a amamentação frequente da criança adia o retorno da fertilidade.”

(Kippley, 8)

Isso é diferente da amamentação \”cultural\”. Embora negligenciado por muitos profissionais médicos, a amamentação ecológica e o espaçamento natural das crianças são apoiados empiricamente. Ao seguir os Sete Padrões da Amamentação Ecológica, um efeito natural de espaçamento infantil de 18 a 30 meses entre os nascimentos é a média.

É chamado de \”ecológico\” porque descreve a relação entre dois organismos, mãe e bebê, e como eles se afetam. Uma mãe pode naturalmente passar mais tempo com seu bebê durante um período tão importante de desenvolvimento. O corpo dela sabe que está dando tanto ao bebê que não está pronto para sustentar e nutrir outra vida tão cedo. As energias de reserva da mãe não se esgotam com o sangramento menstrual durante esse período em que a ovulação é suprimida.

Mães se beneficiam física e emocionalmente

O bebê não só precisa da mãe, mas também a mãe se beneficia de ter o bebê por perto. Após um processo de parto difícil, a mãe fica tranquila com a sensação de força e satisfação quando segura o bebê perto do peito. O bebê é tranquilizado pelo toque de sua mãe, pelo calor do corpo de sua mãe e pela segurança de ser segurado nos braços de sua mãe. Após o nascimento, quando o bebê se agarra ao seio, o útero da mãe se contrai e começa a diminuir de tamanho.

A amamentação produz ondas de \”hormônio do amor\” (ou ocitocina) que ajudam a intensificar o vínculo da mãe com o bebê e a vontade de criar o filho. Ela fica cada vez mais encantada por seu bebê, e seu bebê, encantado por ela. Esse relacionamento de amamentação e a intimidade entre mãe e bebê a seguir desempenham um papel importante no estabelecimento de uma base vitalícia para os sentimentos de prazer, satisfação e contentamento.

Estabelece a base para todo o aprendizado posterior

A infância lança as bases para todo o aprendizado posterior. Quanto mais o cérebro do nosso bebê trabalha, mais ele se torna capaz de fazer e mais anseia por novos conhecimentos. A importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do cérebro dificilmente pode ser negada, pois “influenciam direta e permanentemente a estrutura e a eventual função do cérebro”. E isso torna ainda mais crítico para um bebê ser segurado pela mãe, especialmente durante o período de exterogestação, quando seu cérebro está se desenvolvendo mais do que em qualquer outro momento de sua vida (Eliot, 38). Para muitas habilidades, o período crítico pode se estender por toda a infância e até a adolescência. Mas para outras, \”fecha nos primeiros meses ou anos de vida antes que a maioria dos pais soubesse que o desenvolvimento mental do bebê era vulnerável\”.

Eliot declara,

“Sinapses que raramente são ativadas seja por causa de idiomas nunca ouvidos, música nunca feita, esportes nunca jogados, montanhas nunca vistas, amor nunca sentido irão murchar e morrer. Na falta de atividade elétrica adequada, eles perdem a corrida e os circuitos que estavam tentando estabelecer… Enquanto houver um número excessivo de sinapses, o cérebro permanecerá maximamente plástico e poderá se desenvolver de várias maneiras, mas uma vez que essas sinapses se perdem, o período crítico termina e deve se contentar com os circuitos existentes. Não há troca por um computador mais rápido.”

(Elliot, 32, 38)

Eliot não nega que a aprendizagem posterior seja possível, mas ela definitivamente afirma que a aprendizagem não é tão fácil quanto é para uma criança – uma razão pela qual as pessoas mais velhas tendem a ser mais rígidas em seus caminhos e não tão criativas quanto as crianças. A experiência sensorial é importante nos primeiros anos, enquanto o cérebro está no auge da plasticidade. Sharon Heller chega ao ponto de dizer que \”não capitalizar todas as experiências sensoriais no mundo de nossos bebês é o mesmo que educar adultos, limitando seu acesso à biblioteca\”. (Heller, 110)

O ambiente infantil não precisa ser estruturado ou complexo

No entanto, “capitalizar” não deve ser interpretado como significando que “ambientes de aprendizado” artificiais devem ser criados. “Tentar pressionar as habilidades acadêmicas dos pequenos com dispositivos como cartões de memória flash do alfabeto não é apenas um pouco tolo, mas também se corre o risco de criar um ambiente pressionante que pode interferir no aprendizado do seu filho… Cada criança tece sua própria tapeçaria intelectual.” ( Healy, 20, 31)

“As experiências no ambiente não precisam ser elaboradas, como na instalação de celulares sobre o berço da criança ou na transmissão de gravações musicais. Aspectos bastante simples e rotineiros do ambiente físico, como ruídos, variações de luz e temperatura… tocar o bebê, arrulhar e sorrir para ele e conversar com ele contribuem para o desenvolvimento.”

(Bauer, 33)

Os cérebros infantis instintivamente buscam estímulo a partir de experiências muito simples que ajudam a organizar o sistema nervoso em vez de sobrecarregá-lo. Os brinquedos são muito menos importantes que um cuidador. Os bebês precisam de um ambiente que os estimule a explorar, manipular e se perguntar. Os braços de uma mãe fornecem isso perfeitamente. Como afirma o médico e psiquiatra de família Peter Cook: \”O amadurecimento de uma criança ocorre por conta própria. Você não precisa fazer isso acontecer.\”

Mamãe é a melhor professora, a vida a melhor sala de aula

A questão que costuma surgir é se devemos começar a \”educar\” a criança mais cedo, em um ambiente mais formal. Em seu livro The Myth of the First Three Years (O Mito dos Primeiros Três Anos), Bauer é cético em relação a políticas públicas que se concentram em “educar” as crianças, que geralmente envolvem tirar crianças de suas famílias e colocá-las em um ambiente “mais estimulante” nos primeiros três anos de vida. Alguns formuladores de políticas estão tentando levar o público a acreditar que deveriam começar a educação formal mais cedo, defendendo os programas Head Start para crianças a partir de 1 ano, na esperança de aproveitar o tempo em que o cérebro está crescendo mais do que nunca. Mas os formuladores de políticas e os defensores da educação infantil podem ignorar o fato de que,

“Somos projetados para crescer e ser fortalecidos por todos os eventos, não importa quão mundanos ou impressionantes. O fluxo da natureza e das estações, pessoas, aparentes catástrofes, brincadeiras — todas são experiências de interação a serem desfrutadas e oportunidades de aprendizado.” (Pearce, 28)

Embora a intenção seja melhor ou \”otimamente\” equipar nossos filhos por toda a vida, esses três primeiros anos são quando a criança mais precisa da mãe e da família.

No momento em que o cérebro de um bebê cresce mais do que nunca em sua vida, é importante reconhecer que a gestação externa deve ocorrer no corpo da mãe, não em um objeto que o contenha e certamente não sozinho e fora de vista. Um carrinho de bebê com brinquedos inteligentes pendurados nele ou uma cadeirinha com um bichinho de pelúcia não são substitutos quando se compara à vista e a toda a variada estimulação sensorial disponibilizada quando carregado por sua mãe.

Carregar um bebê nos braços naturalmente melhora o relacionamento nutritivo entre mãe e bebê. Além de serem nutridos fisicamente e psicologicamente, os bebês carregados durante o período de exterogestação são nutridos por todo um mundo sensorial que o dia a dia proporciona com a mãe. Quando carregada nos braços de sua mãe, a criança obtém um local seguro para ver o mundo. É desse local conhecido e seguro que os bebês aprendem sobre o desconhecido. Quando um bebê está em um estado calmo e alerta e em contato com sua mãe, ele está em um estado ideal para observar e processar tudo o que está acontecendo ao seu redor. Essas diferentes oportunidades de aprendizado criam fagulhas para os neurônios em seu cérebro crescerem e se ramificarem, se encontrarem e se entrelaçarem com outros neurônios. Quanto mais esses neurônios crescem e se ramificam, maior o crescimento do cérebro.

Os bebês carregados recebem estimulação sensorial ideal

Embora o cérebro de uma criança seja construído com estímulos, brinquedos ou produtos que acalmam deixam de produzir todo o mundo sensorial que produzimos para nossos bebês quando os carregamos em nossos corpos. Todo abraço, todo aperto brincalhão, todo beijo e carícia lhe dão uma estimulação tátil.

Com o corpo pressionado ao da mãe, ela ganha propriocepção – uma consciência do próprio corpo e do lugar do corpo no espaço. Ela recebe estímulo auditivo com as explicações gentis, sussurros e músicas de sua mãe, cantados especialmente para ela. Quando carregada, o balanço e o movimento rítmico do corpo estimulam o sistema vestibular, proporcionando uma sensação de equilíbrio e uma sensação segura no espaço. Ela recebe estimulação olfativa com o cheiro de sua mãe e, se é amamentada, recebe estimulação gustativa com a mudança de sabor do leite de sua mãe. Ela tem uma excelente vista quando carregada na posição vertical e é tratada com grande estímulo visual enquanto olha as vistas do mundo. Ela até recebe estimulação cinestésica quando a mãe muda de posição ao carregá-la.

Falta de toque em bebês institucionalizados e morte

Em 1915, o Dr. Henry Chapin, pediatra de Nova York, revelou que os bebês internados em instituições em 10 cidades diferentes nos Estados Unidos tinham praticamente 100% de mortalidade, apesar de receberem alimentos e cuidados médicos. Eles morreram por causa do que os médicos chamavam de “fracasso em prosperar” ou “marasmo” – em outras palavras, definhando (Montagu, 1986, 97). Chocado com isso, Chapin organizou um novo sistema para lidar com os bebês e começou a encaminhá-los para as famílias, em vez de deixá-los para serem cuidados em instituições.

Quando foram realizados estudos para descobrir as causas reais do marasmo e onde e por que isso aconteceu, verificou-se que ocorria “com frequência entre os bebês nas \’melhores\’ casas, hospitais e instituições e entre os bebês que recebiam a \’melhor e mais cuidadosa atenção\’.” (Montagu, 99)

Tornou-se evidente que era realmente nos lares mais pobres onde, embora boas condições de higiene não fossem predominantes, os bebês estavam prosperando.

A diferença era que as mães mais pobres eram as que seguravam, acariciavam, cuidavam e amamentavam os bebês. Quando os estabelecimentos médicos começaram a reconhecer isso, alguns hospitais adotaram a regra de que os enfermeiros deveriam \”pegar os bebês, carregá-los e materná-los\”, pelo menos três vezes por dia. Como resultado, as taxas de mortalidade caíram drasticamente (Montagu, 99).

Exterogestação. Efeitos da falta de toque e contato nos bebês.
A falta de contato não é apenas prejudicial ao crescimento cerebral de uma criança, mas afeta negativamente o crescimento físico e função imunológica. A falta de contato tem sérias implicações fisiológicas.

Intimidade / toque infantil materno ligados ao crescimento físico

A intimidade mãe-bebê e o contato físico são importantes não apenas para o crescimento do cérebro, mas também para o crescimento físico geral. Os bebês que são severamente privados do toque não secretam hormônio do crescimento. Patton e Gardner publicaram registros de crianças privadas de cuidados maternos, e não apenas os distúrbios mentais, mas também físicos, que ocorreram com o crescimento ósseo de uma criança de três anos de idade \”sendo apenas metade do crescimento ósseo de uma criança normal\”. (Montagu, 244)

Alguns argumentaram que a deficiência do hormônio do crescimento garante que o corpo não desperdice sua energia no crescimento, mas em encontrar uma maneira de sobreviver. Bebês institucionalizados privados de contato não secretam o hormônio do crescimento, ainda que após contato e estimulação tátil, começará a crescer novamente (Montagu, 202-203).

A falta de toque afeta negativamente a função imunológica

O toque é tão importante para o desenvolvimento saudável de uma criança que a falta de estímulo e toque realmente causa a liberação de altas quantidades do hormônio do estresse tóxico cortisol. Altos níveis de cortisol no sangue afetam negativamente não apenas os níveis de hormônio do crescimento, mas também a função imunológica.

O Grupo de Pesquisa em Psicobiologia do Desenvolvimento do centro médico da Universidade do Colorado relatou como os macacos separados de suas mães por um breve período de tempo deixaram de produzir leucócitos para combater infecções. Quando reunidos com suas mães, seu sistema imunológico voltou ao normal e começou a produzir leucócitos novamente (Montagu, 199).

Importância do toque para a sobrevivência

Nossa pele é o nosso maior órgão. Precisamos ser tocados para prosperar. \”O que a criança precisa para prosperar é ser achada, tocada, carregada, acariciada, abraçada e arrulhada\”, escreve Montagu,

“mesmo que não seja amamentada… É o manuseio, o ser carregado, a carícia, o cuidado e o carinho que enfatizamos aqui, pois parece que, mesmo na ausência de muito mais, essas são as experiências tranquilizadoras básicas que o bebê deve desfrutar se é para se sobreviver com alguma aparência de saúde.” (Montagu, 100).

O neurologista Richard Restak explica bem:

“O toque é tão necessário para o desenvolvimento infantil normal quanto a comida e o oxigênio. A mãe abre os braços para o bebê, aconchega-o e uma série de processos psicobiológicos são trazidos à harmonia.”

(Walsh, Biosociology, 62)

O toque mãe-bebê maximiza as oportunidades de emoções positivas

O toque é o mais crucial para a sobrevivência e o desenvolvimento saudável de uma criança. Quando autorizadas a se relacionar com seus bebês, as mães dão sua presença amorosa contínua e tocam automaticamente. Todas as mães mamíferas parecem saber instintivamente que seus bebês precisam ser tocados. O bebê garante a si mesmo que tudo está bem através das mensagens que recebe na pele. Quando um recém-nascido é mantido nos braços de sua mãe, isso ajuda a maximizar a oportunidade de alegria, felicidade e outras emoções positivas. Isso contribui para a saúde mental ao longo da vida.

Quando um bebê é mantido perto de sua mãe, suas pistas são mais fáceis de ler. A comunicação entre eles é facilitada. Quando suas sugestões são respondidas, ele aprende que pode \”confiar\” em que suas necessidades serão atendidas, que é amado e que alguém lhe provê. Isso define a base para sua auto-estima fundamental e a base para todos os relacionamentos subsequentes que ele terá em sua vida.

Ele não está ligado a coisas materiais, como um bicho de pelúcia para abraçar, um cobertor macio para se aconchegar ou um bico artificial, mas olha para um ser humano real, sua mãe, para conforto.

Aumento do desenvolvimento neurológico e mental em bebês prematuros tocados

Em 1977, o psicólogo perinatal Dr. Rice explorou o impacto que os incrementos diários da estimulação tátil teriam em bebês prematuros. Os bebês experimentais foram despidos para uma massagem de corpo inteiro por suas mães quatro vezes ao dia durante um mês, e foram embalados e aconchegaram-se por cinco minutos no final da massagem.

O grupo controle recebeu atendimento hospitalar de rotina, sem massagens ou abraços. Após quatro meses,

“Os bebês experimentais foram significativamente superiores aos bebês de controle em ganho de peso, desenvolvimento mental e desenvolvimento neurológico mais acentuado.” (Walsh, 62)

O grupo experimental também ficou mais ligado um ao outro. Logo depois, Rice desenvolveu o primeiro programa de massagem cientificamente pesquisado, o RISS (Rice Infant Sensorimotor Stimulation), que demonstrou claramente a melhora neurológica, bem como a melhoria geral no crescimento e desenvolvimento de bebês prematuros.

Os prematuros precisam de toque, ritmo e pressão para prosperar

Subestimamos o quanto é importante que os bebês sejam carregados, acariciados e afagados. Eles precisam ser cobertos, aquecidos e envolvidos. Eles precisam ser continuamente acolhidos como estavam no útero.

“Uma ampla e respeitada variedade de pesquisas de diferentes campos de estudo – incluindo desenvolvimento infantil, psiquiatria, neonatologia e antropologia – revelou que os humanos literalmente requerem toque físico suficiente para desenvolver seu potencial ideal.”

(Granju, 268)

Bebês prematuros colocados em incubadoras tendem a se empurrar para os cantos de suas camas. Eles procuram aquele sentimento familiar de contenção. Quando prematuros foram colocados em leitos de água oscilantes que imitavam o movimento e a estimulação tátil do útero, os bebês começaram a ganhar peso mais rapidamente e foram liberados mais cedo do hospital (Field, 45-51).

Prematuros e o método canguru

Na prática do cuidado canguru, o bebê é mantido em contato contínuo pele a pele o mais próximo possível 24 horas por dia com sua mãe. Isso é feito colocando o bebê na posição canguru, uma posição estritamente ereta e com a barriga para baixo (de bruços) no peito nu da mãe. A tecnologia pode ser adicionada conforme necessário. Amamentação exclusiva é o ideal. A mãe pode recostar-se em uma cadeira com o cobertor estendido sobre o peito ou pode ficar de pé, se houver sling ou wrap.

“Quanto mais próximo o ambiente externo do ambiente interno, mais o bebê se estabiliza e pode voltar sua atenção ao crescimento e desenvolvimento\”.

(Genna, 64)

Um prematuro que é colocado pele a pele com sua mãe e pratica o método canguru, poderá regular melhor seus próprios sistemas do que quando colocado de costas em uma incubadora. É realmente incrível que essa maneira particular de segurar seu bebê, praticada nos principais centros neonatais de todo o mundo, tenha um efeito extraordinário em bebês prematuros.

Embora tenha sido desenvolvido inicialmente para uso com bebês prematuros e com baixo peso ao nascer, o método canguru é benéfico para todos os bebês, principalmente enquanto eles terminam a gestação externa. Os requisitos básicos, calor, leite materno, amor e proteção são atendidos quando em contato constante com a mãe.

Fechado, protegido e seguro

Embora o bebê saia do útero, sua mãe foi projetada para proporcionar um local seguro e nutritivo para a continuação da sua gestação.

No útero, todas as necessidades do bebê são atendidas automaticamente. A temperatura é constante, a pressão é constante e os sons dos batimentos cardíacos e da voz da mãe são rítmicos e calmantes. O bebê está fechado, protegido e seguro. E então “de um útero totalmente protetor, seguro, nutritivo, que sustenta a vida e alimenta, nós nascemos, desamparados.” (Palmer, 21)

Mas as mães são programadas pela evolução para garantir um local seguro durante o crescimento continuado de seus bebês – um em que nutrição, proteção, calor e proximidade são atendidos. O ambiente familiar e confortável do corpo de sua mãe tranquiliza o bebê, dizendo-lhe que ele está em um lugar seguro, que será atendido e que está em contato com o mundo e “não está suspenso no ar”. (Montagu , 1896, 157) É a partir dessa base segura que a exploração de seu mundo pode acontecer.

O Dr. Pearce descreve o útero como um lugar que oferece três coisas para uma vida recém-formada: “uma fonte de possibilidade, uma fonte de energia para explorar essa possibilidade e um local seguro no qual essa possibilidade pode ocorrer”. (Pearce, 18) As mães também podem criar e imitar esse local fora do útero.

Carregar o bebê preso ao corpo imita o compartimento e a pressão do útero

Carregar um bebê em seus braços ou com um sling ou outro carregador imita o recinto e a pressão de suporte do útero. E, como o útero, oferece um ambiente protetor e seguro e uma excelente posição para ver o mundo, o que é especialmente importante, considerando que o cérebro está crescendo mais rápido no início da infância do que em qualquer outro momento da vida. O movimento da mãe durante o dia balança o bebê, assim como ele foi balançado no útero e é calmante e familiar.

Nutrindo os segundos nove meses. Aproveitando cada minuto.

Mais importante ainda, o bebê recebe estímulos táteis – é tocado, beijado, acariciado, afagado e mantido perto da mãe. Ele sabe que é amado e confia que suas necessidades serão atendidas.

“Nossa linguagem silenciosa e mais potente, o toque, é o meio pelo qual pais e filhos se comunicam e se apegam, cada toque terno fortalecendo o vínculo entre eles. Alimenta o crescimento psicológico de nossos bebês; estimula seu crescimento físico e mental; garante suavidade das funções fisiológicas como respiração, batimentos cardíacos e digestão; aprimora seu autoconceito, consciência corporal e identidade sexual; aumenta seu sistema imunológico; e até aumenta a graça e a estabilidade de seus movimentos.”

(Heller, 5)

Conclusão

A ciência está reconfirmando o que as primeiras mães que ficaram de pé sabiam intuitivamente: que seus braços fornecem o ambiente ideal após a transição do útero para o mundo. A natureza pretendia que uma mãe e seu filho esperassem que essa unidade não terminasse no nascimento. Não apenas o corpo de uma mãe está preparado e projetado para continuar a gestação de seu bebê após o nascimento, mas seu bebê se adaptou biologicamente para esperar por isso pela sobrevivência. Carregar um bebê nos braços ou em um sling, pano ou carregador proporciona essa experiência prolongada de nutrição. Ao nutrir o bebê de uma maneira que imita a intimidade da gravidez o mais próximo possível até que essa \”gestação externa\” seja concluída, a mãe dá ao bebê tudo o que precisa para se desenvolver e crescer física, mental e emocionalmente, tornando-o uma pessoa segura e alegre.

[Leia mais em: Soluções Para o Choro Sem Chupeta: Acalmando o Bebê Através da Exterogestação.]

[Não deixe de assistir a nossa live ou ouvir o nosso podcast sobre Exterogestação: A Gestação do Colo.]


Artigo escrito por Elizabeth Antunovic, publicado originalmente em 2008.

Tradução de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Para ler o artigo original em inglês, clique aqui.

Referências:

1. Bruer, J. (2002). The Myth of the First Three Years: A New Understanding of Early Brain Development and Life- long Learning. New York, Free Press.
2. Caplan, M. (1998). Untouched: The Need for Genuine Affection in an Impersonal World. Prescott, AZ: Hohm Press.
3. Eliot, L. (2000). What’s Going on in There? How the Brain and Mind Develop in the First Five Years of Life. Bantam.
4. Field, T. (2003). Touch (Bradford Books). Cambridge, The MIT Press. Genna, C. (2007). Supporting Sucking Skills in Breastfeeding Infants. Jones.
5. Granju, K, & W. Sears. (1999). Attachment Parenting: Instinctive Care for Your Baby and Young Child. Atria.
6. Healy, J. (2004). Your Child’s Growing Mind: Brain Development and Learning from Birth to Adolescence. New York, Broadway Books.
7. Heller, S. (1997). The Vital Touch: How Intimate Contact With Your Baby Leads To Happier, Healthier Development. Holt Paperbacks.
8. Jackson, R. (1990). Human Ecology: A Physician’s Advice for Human Life. St. Bede’s Press.
9. Karen PhD, R. (1988). Becoming Attached: First Relationships and How They Shape Our Ability to Love. New York, Oxford University Press.
10. Kippley, S. (1999). Breastfeeding and Natural Child Spacing. Bantam.
11. Klaus, M, & J. Kennell, & P. Klaus. (1996). Bonding: Building the Foundations of Secure Attachment and Independence. Da Capo Press.
12. Montagu, A. (1986). Touching: The Human Significance of the Skin. Harper Paperbacks.Montagu, A. (1988). Growing Young: Second Edition. Bergin.
13. Palmer, LF. (2007). Baby Matters: What Your Doctor May Not Tell You About Caring for Your Baby. San Diego, CA: Baby Reference.
14. Palmer, LF. (2009). The Baby Bond: The New Science Behind What’s Really Important When Caring for Your Baby. Naperville, IL: Sourcebooks, Inc.
15. Pearce, J. (1986). Magical Child (Plume). New York, Bantam. Shostak, M. (1983). Nisa: The Life and Words of a Kung Woman. Vintage Books. Trevathan, W. Human Birth: An Evolutionary Perspective. Walter de Gruyter.
16. Walsh, A. (1995). Biosociology: An Emerging Paradigm. Praeger Publishers.

Leave a Comment

Your email address will not be published.