Choro do bebê e interferências precoces na infância

Choro do bebê e interferências precoces na infância

Os pais, em geral, não estão preparados para lidar com o choro do bebê. O que pode desencadear uma série de interferências externas, que incluem a medicalização desnecessária da infância e provocam a fragilização do vínculo.

Nesse contexto, é de suma importância que, como pais ajustemos as nossas expectativas em relação ao comportamento de um bebê ao mais próximo possível da realidade. Isso evitará frustrações e desespero diante do normal. Nos protegerá contra o oportunismo de vendedores de métodos de adestramento infantil. Também de profissionais que receitam remédios para acalmar os pais e não porque o bebê realmente precisa deles.

Já falei e repito: choro é comunicação! É mecanismo de sobrevivência. A forma do bebê obter o que precisa. E do que um bebê precisa? De amor, de colo, de ser alimentado com frequência, de receber respostas consistentes dos seus cuidadores. O nosso medo cultural de mal acostumar o bebê com excesso de contato físico, nos leva a ser cruéis. Querer que o bebê fique no berço a todo custo, que só coma de 3 em 3h e que chore para aprender a dormir sozinho, é o oposto do que ele espera receber. E isto pode gerar ainda mais choro.

A intervenção verdadeiramente eficaz contra o choro

Na verdade, uma revisão da Associação Espanhola de Pediatria sobre as evidências científicas a respeito dos tipos de intervenção e sua eficácia em relação à cólica infantil, concluiu que o único método “bastante eficaz” foi a mudança na resposta dos pais em relação ao choro do bebê. Tais medidas incluíam: conhecer o padrão normal de choro, responder prontamente ao choro e alimentar o bebê em livre demanda. Medicação para gases, para cólica, dieta de lácteos na mãe, utilização de fórmulas especiais, chás, entre outros, se mostraram de ineficazes a pouco eficazes, ou com eficácia limitada a situações muito pontuais, alguns com riscos toxicológicos para o bebê ou de interferir negativamente na amamentação.

Em resumo, não negligencie o choro do bebê. Está demonstrado que quanto mais o bebê demora a ser atendido no seu choro, mas ele demorará a parar de chorar. Acolha sem medo. Bebês precisam de muito contato. A responsividade é o melhor remédio para o choro. A base para a construção do apego seguro entre pais e filhos.

[Leia mais em: Choro é Mais Que Comunicação, é Mecanismo de Sobrevivência, Choro é um Sinal Tardio de Fome e O Choro do Bebê e o Desmame Precoce]

[Não deixe de assistir a nossa live ou de ouvir o nosso podcast sobre Exterogestação: A Gestação do Colo para mais dicas de como lidar com o choro do bebê.]


Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto publicado originalmente no meu perfil do Instagram em 28 de maio de 2020.

Leave a Comment

Your email address will not be published.