Como me preparar para a amamentação na gravidez?

Como me preparar para a amamentação na gravidez?

Aproveite o período da gravidez para estudar temas relevantes. O item mais importante do seu enxoval será a informação!

Se informe antes. Aproveite o período da gravidez para estudar sobre amamentação, comportamento do bebê ao nascer e desenvolvimento infantil. Nós não precisamos preparar os seios para amamentar. Esse tipo de recomendação vem de profissionais desatualizados. Entender o que é normal no comportamento do bebê ajuda a ajustar as nossas expectativas e a evitar interferências desnecessárias que podem pôr em risco a amamentação. Por exemplo: que bebês choram, precisam de muito colo, mamam com frequência e dormem em horários caóticos.

Trabalhe sua autoconfiança. De posse da informação correta, trabalhe sua mente para confiar na sua capacidade de parir, cuidar e nutrir o seu bebê. Mesmo que você precise de assistência em algum momento, seu corpo foi projetado para realizar cada uma dessas funções. Mudanças neuroendócrinas vão acontecer te preparando não só para a amamentação como para a maternidade. Num contexto de confiança a ocitocina fluirá livremente. O que favorece tanto a amamentação quanto a construção do vínculo entre você e o seu bebê.

Ponha filtro nos ouvidos depois. Use a informação adquirida a seu favor para escolher quem você ouvirá a partir de agora. Inclusive para identificar recomendações profissionais descabidas ou conflitantes. Passe essa informação para as pessoas que farão parte da sua rede de apoio. É maravilhoso quando elas trabalham lado a lado, com você e por você. Quando respeitam as suas escolhas e te protegem dos ataques e palpites alheios. Um bom grupo de mães, mesmo que seja virtual, também será de ânimo e companhia no puerpério. Procure um grupo para chamar de seu.


Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Leave a Comment

Your email address will not be published.