Peito grande da mãe e boca pequena do bebê, como conciliar?

Peito grande da mãe e boca pequena do bebê, como conciliar?

Um peito grande ou pesado em contraste com a boca diminuta de um recém-nascido podem representar um desafio para muitas mães no estabelecimento da amamentação. Mas com paciência e uma boa técnica tudo irá se ajustando.

Passo 1: Amaciar a aréola

É importante que a aréola esteja sempre macia. A aréola rígida dificulta a pega pelo bebê e pode levá-lo a soltar o peito com frequência. A pega incorreta também pode produzir dor ao amamentar e machucar os mamilos da mãe. Uma pequena ordenha prévia antes da mamada ajuda a deixá-la mais maleável.

Passo 2: Suporte para o peito

A mama deve estar sempre bem apoiada. Por exemplo, pelo uso de sutiãs com sustentação reforçada ou tipóias de peito. Para isso existem diferentes opções no mercado. Mas se não quiser comprar pronta, a tipóia pode ser feita com uma fralda de pano, como aparece na imagem abaixo. Outra solução caseira é fazer um rolinho com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito como suporte.

Uso de tipóia de peito para facilitar a pega em mamas grandes ajudar a manter a pega
Uso de tipóia de tecido para dar suporte às mamas grandes na amamentação. [Foto via @dardemamar]

Passo 3: Ajustando a pega

Uma aréola grande não é um problema em si. A menos que você tenha na cabeça aquela história de que na pega correta o bebê tem que “abocanhar TODA a aréola”. Isso pode até acontecer se a aréola for pequena. Mas, na verdade, o bebê precisa abocanhar a maior porção possível de peito. E no caso de uma aréola maior, sobrará mais dela acima do que abaixo da boca do bebê. O que se chama de pega assimétrica.

Amamentação na posição do cavaleiro com uso de tipóia para suporte da mama. [Vídeo via @dardemamar]

Passo 4: Posição favorável

A posição do cavaleiro, que aparece no vídeo acima, além de facilitara o manejo da mamada no caso de um peito grande, é ótima para amamentar bebês sonolentos. Essa pode ser uma realidade para muitos recém-nascidos na primeira semana de vida. Com eles é preciso ter cuidado redobrado com o apoio para a cabeça e costas. O que pode ser feito posicionando bem uma das mãos (como no vídeo). Isso permite ter pelo menos uma delas livre para ajustar a pega num primeiro momento. Com o bebê mais firme e a mãe bem sentada e com suporte, é possível apoiá-lo diretamente sobre o seu corpo. Esta também é uma ótima posição para mulheres com reflexo de ejeção de leite muito forte e bebês com refluxo, pois já vem com medida postural incluída.

Com informação, apoio e manejo adequado, todas podemos amamentar.

[Leia mais em: Existe Mesmo a Pega Perfeita do Bebê ao Mamar? e Mulheres com o Mamilo Invertido Podem Amamentar?]


Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto publicado originalmente no meu perfil do Instagram em 17 de julho de 2019.

Leave a Comment

Your email address will not be published.