— Navegue e conheça
Meu Blog
Todos os Posts
Malefícios dos treinamentos precoces de sono
Com base numa revisão sistemática que incluiu todos os estudos realizados entre 1993 e 2013 e examinou os efeitos do treinamento do sono em crianças com menos de seis meses de vida. Um total de 43 artigos preencheram o critério de inclusão.
Livre demanda e combinados na amamentação
A livre demanda é a forma mais adequada de garantir uma boa produção de leite para a mãe, e para o bebê, de aprender sobre autorregulação e saciedade. Ma será que a livre demanda precisa durar para sempre?
Cama compartilhada: sim ou não?
Para refletir qual local o bebê e os pais dormem melhor, pergunte-se: onde o bebê dorme melhor? Com os pais na cama, no berço em outro quarto, num berço no mesmo quarto, porém distante da cama dos pais, no berço no mesmo quarto junto à cama (como em um co-sleeper)? E onde você dorme melhor? Finalmente, onde você gostaria que seu bebê dormisse?
Por que os bebês não devem ser expostos às telas?
Quando pensamos nos bebês, devemos entender que eles estão em um estágio crítico de desenvolvimento. Eles nascem com um cérebro de aproximadamente 333 gramas e com 2.500 conexões. Em menos de dois anos, seu cérebro triplica de tamanho e eles têm mais de 15.000 conexões neurais. Em nenhum outro momento de nossas vidas, experimentamos essa mudança. Nesse contexto, onde a infância está sendo tecnificada de maneiras sem precedentes, foi feita a seguinte pergunta: É possível estimular inadequadamente o cérebro em desenvolvimento de maneira prejudicial e não benéfica?
A alimentação materna causa cólicas no bebê?
A tal da cólica nem sempre é um fenômeno puramente intestinal. O desconforto e irritabilidade do bebê podem ser causados por hiper-estímulo, como ambientes muito barulhentos, passar no colo de uma infinidade de parentes, muita luz, muita coisa acontecendo.
Desmame iatrogênico, você sabe o que é?
Iatrogenia é uma palavra técnica complicada para danos à saúde devido à ação médica. O desmame iatrogênico seria então aquele provocado por assistência médica inadequada. Nesta categoria está incluído o desmame do meu filho mais velho, e eu sei que, infelizmente, o de muitos outros bebês ao redor do mundo.
Quando o leite materno vira água?
Não existe tal fenômeno de conversão do leite materno em água. É mentira. O leite materno não se transforma em nada. Sempre é leite materno pelo tempo que durar a amamentação.
Quem tem o controle do seu maternar?
Esqueça regras, métodos, siglas, nomes complicados, tabelas, números, expectativas dos outros, a vida dos outros. Olhe pro seu filho, olhe pra si mesma, pondere com a informação que tiver disponível, pese tudo na balança e só então decida o seu caminho.
O que significa capacidade de armazenamento do seio?
A capacidade de armazenamento dos seios é literalmente o que o nome diz: a quantidade de leite que seus seios são fisicamente capazes de suportar. Os seios de algumas mulheres podem armazenar muito leite e outros apenas um volume menor. O interessante é que você não pode dizer só de olhar – seios grandes não necessariamente armazenam mais leite do que os pequenos. Sua capacidade de armazenamento é determinada por quantas glândulas e ductos existem no seio e quão grandes estes são; e seios maiores tipicamente contêm mais tecido adiposo em vez de mais tecido glandular.
Será que estou produzindo pouco leite?
A sensação de ter pouco leite é uma das causas mais comuns para o abandono da amamentação. E na grande maioria dos casos ela não é verdadeira.
Você sabe o que é perturbação na amamentação?
A perturbação ou agitação na amamentação é um sentimento de aversão ao ato de sugar o seio, que leva a mulher a querer afastar a criança que está mamando imediatamente de si. A razão pela qual as mulheres experimentam isto não é totalmente conhecida. Não se trata de um sentimento racional, não envolve dor, apenas um desejo muito forte de fugir da situação, que pode oscilar entre a irritação e a raiva, ou uma sensação de arrepio ou comichão na pele (YATE, 2017¹).
Estar apegado e ser dependente são coisas diferentes
O termo dependência resulta de uma ideia pejorativa e vem sendo usada de forma errada para expressar o comportamento de APEGO.
É possível ser feliz na maternidade?
Ser mãe é um baita trabalho. Demanda dedicação praticamente exclusiva, ao mesmo tempo em que precisamos conciliá-la com outras responsabilidade laborais e tarefas dentro e fora de casa, demanda constantes atualizações e especializações. E não raras vezes parece que o que entregamos é sempre muito mais do que o retorno obtido, o que pode nos levar a questionar as vantagens deste trabalho tão demandante.
Se o bebê está chupando o dedo, o que ele pode estar querendo dizer?
A sucção é considerada um reflexo inato, desenvolvido ainda no útero, e fundamental para a amamentação e para o desenvolvimento psicológico. Assim, esse reflexo torna-se importante para a instalação dos hábitos normais de um ser humano. Muitos bebês que chupam o dedo dentro da barriga continuarão após o nascimento, embora não necessariamente. E isto é normal, é fisiológico. A melhor forma de prevenir a transformação patológica deste tipo de hábito ao longo do tempo é através da amamentação.
Violência obstétrica: um relato pessoal
Só então eu entendi que o problema não estava comigo. O verdadeiro problema era o modelo obsoleto de assistência ao parto ao qual eu havia sido submetida. Entendi que havia sido vítima de violência obstétrica.
Diálogos maternos numa noite insone
Desde que você chegou o tempo deixou de existir. Parece já não haver intervalos. Me sinto tão cansada. Apenas cochilei e você acordou chorando. Agora estamos os dois sentados na cama do quarto em penumbra.
Uma perspectiva sobre o desmame
Quando entendemos o que é a amamentação e tudo o que ela representa. E conhecemos os benefícios livres de riscos que ela traz. Fica mais fácil identificar o discurso que a cultura do desmame trata de nos impor e assim poderemos fazer escolhas mais conscientes no nosso maternar.
Quando voltarei a dormir a noite toda?
A pergunta que 9 entre 10 pais de bebês devem se fazer todos os dias. Mas ninguém dorme a toda li-te-ral-men-te. Vem ler e entender o porquê.
Choro do bebê e interferências precoces na infância
Os pais, em geral, não estão preparados para lidar com o choro do bebê. O que pode desencadear uma série de interferências externas, que podem incluir a medicalização desnecessária da infância e provocar a fragilização do vínculo.
Cólica do bebê: a controvérsia
Não existe consenso sobre a origem do que costuma-se chamar cólica do lactente ou cólica benigna. Alguns autores, inclusive, substituem o termo por choro excessivo na infância.
Choro é um sinal tardio de fome
Choro é sinal tardio de fome. Ou seja, que esperar o bebê estar chorando para só então alimentá-lo aumenta o nervosismo, tornando a mamada mais difícil.
O desmame é a solução para aliviar o cansaço materno?
Nossa cultura enche a amamentação de estigma. Ela é a grande culpada de todo o cansaço materno. E o desmame, a solução de todos os problemas da mãe.
O que toda mãe precisa ouvir
Existe um enorme abismo entre aquilo que escutamos bastante e o que realmente gostaríamos (e precisamos!) ouvir com maior frequência.
Peito grande da mãe e boca pequena do bebê, como conciliar?
Um peito muito grande ou pesado em contraste com a boca diminuta de um recém-nascido podem representar um desafio para muitas mães no estabelecimento da amamentação. Mas com paciência e uma boa técnica tudo irá se ajustando.
É possível criar filhos sem telas na era digital?
A conexão entre pais e filhos nunca poderá ser superada ou substituída por dispositivos eletrônicos ou telas de qualquer tipo, e é importante ter isso bem claro, mesmo nos dias em que por diversas razões se perca a batalha para estes elementos.
Uma revolução chamada puerpério
O puerpério é mesmo uma fase complicada de revolução hormonal, cansaço extremo, de lidar ao mesmo tempo com morte e nascimento.