— Navegue e conheça
Meu Blog
Todos os Posts
Como fica o sexo depois da maternidade?
A nova mãe precisa de tempo para processar as inúmeras mudanças. Porque o puerpério tem revolução hormonal, cansaço extremo pela alta demanda do bebê e noites mal dormidas, tem baixa libido, tem dores do pós-parto, tem um corpo voltando pro lugar, tem ressecamento vaginal, tem peito vazando. A boa notícia é que todos estes itens tenebrosos são temporários e podem ser contornados pelo casal com acolhimento e compreensão, com companheirismo, partilha de tarefas, muita paciência e, acima de tudo, diálogo franco.
Os despertares noturnos do bebê são por culpa do peito?
Os despertares noturnos são um evento de maturação que atravessa a grande maioria dos bebês e crianças pequenas e que, por volta dos 3 anos, sejam amamentados ou não, em geral, diminuem ou desaparecem
Um fato importante sobre amamentação prolongada que você precisa saber
Cheio de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, o leite materno é o alimento perfeito para construir os componentes celulares do intestino e do cérebro e fornecer combustível para seu ótimo funcionamento. Mas, há muito mais sobre o leite materno que havia sido negligenciado até agora. O ingrediente não mais secreto necessário para o desenvolvimento do intestino e do cérebro, o motivo pelo qual a amamentação prolongada é tão importante é: MICRÓBIOS!
Choro é mais que comunicação, é mecanismo de sobrevivência
Choro é comunicação. Esta frase, apesar de super batida, infelizmente ainda é pouco compreendida e bastante negligenciada. E no contexto do início da vida humana o choro é também um importante mecanismo de sobrevivência.
Libido e sexo no pós-parto: Dúvidas frequentes
Vamos falar sobre libido e sexo no pós-parto? A seguir, compartilho uma sequência de perguntas e respostas, elaborada pela médica ginecologista e obstetra Anna Beatriz Herief. Nela, ela esclarece as principais dúvidas das suas pacientes sobre o tema.
Porque é tão difícil continuar amamentando – Comportamento Infantil
Os períodos de \”crise\”, tenham eles origem física ou emocional, podem gerar angústia e afetar, como dissemos, o padrão de sono e alimentação, conformidade com a rotina, sociabilidade com o entorno e o humor da criança. O desenvolvimento não ocorre de modo organizado e linear, como pensamos.
Será que estou produzindo pouco leite?
A sensação de ter pouco leite é uma das causas mais comuns para o abandono da amamentação. E na grande maioria dos casos ela não é verdadeira.
O que significa capacidade de armazenamento do seio?
A capacidade de armazenamento dos seios é literalmente o que o nome diz: a quantidade de leite que seus seios são fisicamente capazes de suportar. Os seios de algumas mulheres podem armazenar muito leite e outros apenas um volume menor. O interessante é que você não pode dizer só de olhar – seios grandes não necessariamente armazenam mais leite do que os pequenos. Sua capacidade de armazenamento é determinada por quantas glândulas e ductos existem no seio e quão grandes estes são; e seios maiores tipicamente contêm mais tecido adiposo em vez de mais tecido glandular.
Biótipo e genética no desenvolvimento infantil
Nunca compare seu filho com o de ninguém, nem mesmo com os seus próprios, ainda que sejam gêmeos idênticos. Cada ser humano é único e essa individualidade deve ser respeitada.
8 Dicas para manter a amamentação no tempo
Decidir amamentar na cultura do desmame exige muita determinação. É bem provável que enfrentemos desde o início inúmeros obstáculos pela assistência profissional inadequada e pressão da família pela falta de conhecimento sobre o tema e os muitos mitos que imperam na nossa cultura.
Quando o leite materno vira água?
Não existe tal fenômeno de conversão do leite materno em água. É mentira. O leite materno não se transforma em nada. Sempre é leite materno pelo tempo que durar a amamentação.
Confusão de bicos: mito ou verdade
Confusão de bicos é um termo comumente utilizado para explicar a dificuldade que algumas crianças têm de continuar o aleitamento materno após terem sido submetidas a algum tipo de bico artificial (estejam eles relacionados à sucção nutritiva ou não). Inicialmente, essa utilização pode gerar confusão quanto à forma de mamar da criança, dificultando a ordenha no seio materno, podendo levar ao desmame precoce.
Arroto do bebê: Perguntas frequentes
Existem muitas orientações equivocadas sobre colocar o bebê para arrotar. Entenda como funciona o processo e liberte-se do arroto.
14 Verdades sobre o sono infantil
Resumo preparado com base em evidências científicas atuais e informações fidedignas referentes à evolução do sono infantil e ao desenvolvimento normal e esperado do ser humano nos seus primeiros anos.
Qual o filtro do seu maternar?
Dependendo do filtro pelo qual olhamos a maternidade, mesmo em meio ao caos da reconstrução de uma identidade, poderemos encontrar beleza.
O desmame é a solução para aliviar o cansaço materno?
Nossa cultura enche a amamentação de estigma. Ela é a grande culpada de todo o cansaço materno. E o desmame, a solução de todos os problemas da mãe.
Porque é tão difícil continuar amamentando – Cultura do Desmame
Neste contexto, a mãe que decide continuar amamentando pode se sentir só, hostilizada, incompreendida.
Para que serve a livre demanda afinal?
Livre demanda não é modinha. Nem é coisa que as chatas da amamentação inventaram e repetem apenas para torturar as mães. Livre demanda é um conceito até bastante óbvio do ponto de vista fisiológico.
Seu bebê já dorme a noite toda?
Biologicamente, antropologicamente, psicologicamente… nossos recém-nascidos não foram feitos para dormir sozinhos. Eles nasceram para serem carregados.
Os primeiros mil dias do bebê
Os 270 dias da gestação, mais 365 do primeiro e 365 do segundo ano de vida totalizam 1000 dias. E é nesse período que ocorrem as principais evoluções, modificações e adaptações que o ser humano necessita vivenciar para se adequar ao mundo, tanto física quanto emocional e cognitivamente.
É possível ser feliz na maternidade?
Ser mãe é um baita trabalho. Demanda dedicação praticamente exclusiva, ao mesmo tempo em que precisamos conciliá-la com outras responsabilidade laborais e tarefas dentro e fora de casa, demanda constantes atualizações e especializações. E não raras vezes parece que o que entregamos é sempre muito mais do que o retorno obtido, o que pode nos levar a questionar as vantagens deste trabalho tão demandante.
Soluções para o choro sem chupeta: Acalmando o bebê através da exterogestação
Quando está dentro do útero, o bebê vive em um ambiente estável e estimulante, com líquido, barulhos, temperatura agradável e alimento constante. Para acalmá-lo nos primeiros meses após o nascimento, é preciso reproduzir esta riqueza de sensações.
Relato de parto natural gemelar
A história real de um inusitado parto natural gemelar, rompendo com uma cultura predominantemente cesarista.
Peito grande da mãe e boca pequena do bebê, como conciliar?
Um peito muito grande ou pesado em contraste com a boca diminuta de um recém-nascido podem representar um desafio para muitas mães no estabelecimento da amamentação. Mas com paciência e uma boa técnica tudo irá se ajustando.
Sobre amar e ser amado
Às vezes vale a pena parar para refletir sobre nossas próprias crenças e conceitos sobre o amor.
A maternidade e o conflito de gerações
Cada geração de mães fez o melhor que podia com a informação que tinha disponível em sua época. O fato de que hoje tenhamos acesso praticamente ilimitado a todo tipo de informação e evidências científicas não nos faz melhores que a geração que nos precedeu, mas certamente aumenta a nossa responsabilidade por fazer escolhas conscientes.