— Navegue e conheça

Meu Blog

Todos os Posts

Fases de crescimento e desenvolvimento do bebê. Veja como os picos, saltos e angústia da separação podem afetar o comportamento e o sono do bebê.

Fases de crescimento e desenvolvimento do bebê

O desenvolvimento e o crescimento do bebê no primeiro ano e além podem provocar alterações no seu sono. Veja como saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação podem interferir no sono. O primeiro ano da criança é uma fase de mudanças extraordinárias para toda a família. Esse período é excitante e desafiador, quando bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-las.

Read More »
O puerpério é muito mais do que o tempo que o corpo leva para parar de sangrar ou os órgãos para voltar ao seu lugar e tamanho originais.

O puerpério não dura 40 dias

Puerpério é revolução, é (re)encontro, é reinventar-se. Por mais assustadora que nos pareça essa fase e por mais que ela seja o prenúncio de que a vida jamais será igual, que ela seja diferente não significa que seja uma pior versão do que foi.

Read More »
É possível estimular inadequadamente o cérebro do bebê de maneira prejudicial e não benéfica através da exposição às telas?

Por que os bebês não devem ser expostos às telas?

Quando pensamos nos bebês, devemos entender que eles estão em um estágio crítico de desenvolvimento. Eles nascem com um cérebro de aproximadamente 333 gramas e com 2.500 conexões. Em menos de dois anos, seu cérebro triplica de tamanho e eles têm mais de 15.000 conexões neurais. Em nenhum outro momento de nossas vidas, experimentamos essa mudança. Nesse contexto, onde a infância está sendo tecnificada de maneiras sem precedentes, foi feita a seguinte pergunta: É possível estimular inadequadamente o cérebro em desenvolvimento de maneira prejudicial e não benéfica?

Read More »
O sono infantil sob a perspectiva da amamentação

O sono infantil sob a perspectiva da amamentação

Pensando sobre o sono infantil desde a perspectiva da amamentação, é interessante notar que importantes processos e aquisições do sono ocorrem durante o período de amamentação que até recentemente respeitava a grande maioria das culturas ao longo da história (2 a 3 anos). E que a maturação do sono infantil equiparando-se ao do adulto culmina dentro do período estimado de duração normal da amamentação* na espécie humana, ao redor dos 5 – 6 anos.

Read More »
A alimentação materna causa cólicas no bebê?

A alimentação materna causa cólicas no bebê?

A tal da cólica nem sempre é um fenômeno puramente intestinal. O desconforto e irritabilidade do bebê podem ser causados por hiper-estímulo, como ambientes muito barulhentos, passar no colo de uma infinidade de parentes, muita luz, muita coisa acontecendo.

Read More »
Diálogos de amamentação

Diálogos de amamentação

Em um mundo onde somos tão pressionadas em relação ao desmame e onde se critica fortemente a associação do peito com o sono infantil, esse diálogo foi um presente e uma lição.

Read More »
Intervenções no parto e saúde mental materna

Intervenções no parto e saúde mental materna

As mulheres que recebem ocitocina sintética para induzir ou estimular o trabalho de parto, muitas vezes junto com outras intervenções, podem estar involuntariamente em risco. Estudos recentes descobriram que a ocitocina sintética e a anestesia peridural aumentam o risco de ansiedade e depressão pós-parto nas mães.

Read More »
Uma escolha consciente pela maternidade

Uma escolha consciente pela maternidade

A maternidade seria mais leve se pudéssemos assumi-la como um projeto digno da nossa atenção exclusiva. Como algo capaz de trazer realização pessoal sem necessidade de outros complementos. Como um caminho que nos levasse ao constante autoconhecimento e aperfeiçoamento e cujo fim fosse a felicidade de ter vivido com um propósito para além de nós mesmas. Como um legado que permanecesse quando já não estivermos neste mundo. E a maternidade pode ser tudo isso. É apenas uma questão de escolha.

Read More »
O poder do colo refletido no DNA do bebê

O poder do colo refletido no DNA do bebê

A quantidade de contato íntimo e reconfortante entre os bebês e seus cuidadores pode afetar as crianças em nível molecular, um efeito detectável quatro anos depois, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica e do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil da Colúmbia Britânica.

Read More »
Os primeiros 1000 dias do bebê

Os primeiros mil dias do bebê

Os 270 dias da gestação, mais 365 do primeiro e 365 do segundo ano de vida totalizam 1000 dias. E é nesse período que ocorrem as principais evoluções, modificações e adaptações que o ser humano necessita vivenciar para se adequar ao mundo, tanto física quanto emocional e cognitivamente.

Read More »
Existe mesmo a pega perfeita do bebê ao mamar?

Existe mesmo a pega perfeita do bebê ao mamar?

Não existe a pega perfeita. Existe a pega que funciona, onde a boca única do bebê se acopla ao seio único de sua mãe e a amamentação pode fluir sem dores para a mãe e com um bebê que fica relaxado depois da mamada e ganha peso corretamente.

Read More »
Libido e sexo no pós-parto

Libido e sexo no pós-parto: Dúvidas frequentes

Vamos falar sobre libido e sexo no pós-parto? A seguir, compartilho uma sequência de perguntas e respostas, elaborada pela médica ginecologista e obstetra Anna Beatriz Herief. Nela, ela esclarece as principais dúvidas das suas pacientes sobre o tema.

Read More »
Os bebês já nascem sabendo dormir, mas o sono vai evoluindo, adaptando-se às necessidades do ser humano em cada fase da sua vida.

A evolução do sono dos bebês

Saber quando seu bebê vai dormir a noite toda é uma das preocupações da maioria dos novos pais. O cansaço e as dificuldades de adaptação ao novo ritmo de vida fazem com que eles percebam o despertar de seu filho como um problema quando, na realidade, não é. Tanto crianças quanto adultos têm despertares noturnos. A única diferença é que sabemos como voltar a dormir, eles não. Mas algum dia eles conseguirão.

Read More »
A capacidade de armazenamento não tem a ver com o tamanho da mama, mas com a quantidade de tecido mamário existente. Entenda a diferença.

O que significa capacidade de armazenamento do seio?

A capacidade de armazenamento dos seios é literalmente o que o nome diz: a quantidade de leite que seus seios são fisicamente capazes de suportar. Os seios de algumas mulheres podem armazenar muito leite e outros apenas um volume menor. O interessante é que você não pode dizer só de olhar – seios grandes não necessariamente armazenam mais leite do que os pequenos. Sua capacidade de armazenamento é determinada por quantas glândulas e ductos existem no seio e quão grandes estes são; e seios maiores tipicamente contêm mais tecido adiposo em vez de mais tecido glandular.

Read More »
Diálogos maternos numa noite insone

Diálogos maternos numa noite insone

Desde que você chegou o tempo deixou de existir. Parece já não haver intervalos. Me sinto tão cansada. Apenas cochilei e você acordou chorando. Agora estamos os dois sentados na cama do quarto em penumbra.

Read More »