— Navegue e conheça

Meu Blog

Todos os Posts

Existe mesmo a pega perfeita do bebê ao mamar?

Existe mesmo a pega perfeita do bebê ao mamar?

Não existe a pega perfeita. Existe a pega que funciona, onde a boca única do bebê se acopla ao seio único de sua mãe e a amamentação pode fluir sem dores para a mãe e com um bebê que fica relaxado depois da mamada e ganha peso corretamente.

Read More »
Amamentação "prolongada" sem mitos

Amamentação prolongada sem mitos

Ao contrário do que muitos pensam dois anos não é a data de validade do leite materno e portanto o momento do desmame compulsório. Dois anos na verdade se refere ao tempo mínimo de amamentação recomendado pela Organização Mundial de Saúde e corroborado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, não existindo um tempo limite recomendado.

Read More »
Você sofre de alguma fobia materna?

Você sofre de alguma fobia materna?

A chegada de um bebê ao seio de uma família vira de ponta cabeça a vida como a conhecíamos até então. O momento pode ser vivido com ainda mais angústia se formos guiados por fobias em relação ao comportamento do ser humano ao nascer.

Read More »
Libido e sexo no pós-parto

Libido e sexo no pós-parto: Dúvidas frequentes

Vamos falar sobre libido e sexo no pós-parto? A seguir, compartilho uma sequência de perguntas e respostas, elaborada pela médica ginecologista e obstetra Anna Beatriz Herief. Nela, ela esclarece as principais dúvidas das suas pacientes sobre o tema.

Read More »
Quando os médicos não têm razão

Quando os médicos não têm razão

A recomendação médica de complementação com leite artificial deveria ser para a amamentação como a de cesárea para a via de nascimento. Ou seja, a última opção, escolhida com o intuito de preservar a vida em casos de risco real e iminente. Mas os altos índices de cesárea e a baixa média de aleitamento materno exclusivo no país, bem distantes dos números recomendados pela Organização Mundial de Saúde, nos mostram que na prática não é bem assim.

Read More »
Precisamos falar sobre amamentação e desmascarar a indústria

Precisamos falar sobre amamentação

Embora o panorama atual nos leve a crer que a indústria já ganhou a guerra, não podemos perder a oportunidade de espalhar informação correta, de derrubar mitos, desmascarar os verdadeiros vilões e tratar de vencer as batalhas que se apresentem diante de nós.

Read More »
Estresse seca o leite?

Estresse seca o leite?

É comum escutarmos histórias de mulheres dizendo que seu leite secou porque passaram uma raiva ou tiveram um susto. Mas será verdade? Entenda como o estresse pode afetar o mecanismo da lactação.

Read More »
É possível estimular inadequadamente o cérebro do bebê de maneira prejudicial e não benéfica através da exposição às telas?

Por que os bebês não devem ser expostos às telas?

Quando pensamos nos bebês, devemos entender que eles estão em um estágio crítico de desenvolvimento. Eles nascem com um cérebro de aproximadamente 333 gramas e com 2.500 conexões. Em menos de dois anos, seu cérebro triplica de tamanho e eles têm mais de 15.000 conexões neurais. Em nenhum outro momento de nossas vidas, experimentamos essa mudança. Nesse contexto, onde a infância está sendo tecnificada de maneiras sem precedentes, foi feita a seguinte pergunta: É possível estimular inadequadamente o cérebro em desenvolvimento de maneira prejudicial e não benéfica?

Read More »
Toda mãe alguma vez...

Toda mãe alguma vez…

Toda mãe já chorou baixinho no escuro. Dormiu com o cabelo sujo ou sem escovar os dentes. Já se perguntou quando teria sua antiga vida de volta.

Read More »
Fases de crescimento e desenvolvimento do bebê. Veja como os picos, saltos e angústia da separação podem afetar o comportamento e o sono do bebê.

Fases de crescimento e desenvolvimento do bebê

O desenvolvimento e o crescimento do bebê no primeiro ano e além podem provocar alterações no seu sono. Veja como saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação podem interferir no sono. O primeiro ano da criança é uma fase de mudanças extraordinárias para toda a família. Esse período é excitante e desafiador, quando bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-las.

Read More »