— Navegue e conheça

Meu Blog

Todos os Posts

Quando a maternidade nos supera

Quando a maternidade nos supera

Tem dias que as coisas fogem do controle, que nada sai no horário, que o filho chega atrasado na escola, que todo nosso esforço em manter a casa minimamente habitável é em vão. A gente aproveita que as crianças resolveram correr no quintal para chorar enquanto corta a cebola do refogado. Tem dias que dá vontade de fugir, de hibernar até a próxima estação, de evaporar no ar.

Read More »
Controle de esfíncteres e Desfralde consciente. Informações relevantes.

Controle de esfíncteres e Desfralde consciente

Para que o desfralde aconteça no tempo da criança é necessário que ela já possa identificar se tem vontade de fazer xixi ou cocô. Ela deve ser capaz de segurar até encontrar um lugar adequado, pelo que os esfíncteres (interno/involuntário e externo/voluntário) devem estar maduros. Controle de esfíncteres é uma questão de maturação neurológica, emocional e motora. Não é aprendizado.

Read More »
Como fica o sexo depois da maternidade?

Como fica o sexo depois da maternidade?

A nova mãe precisa de tempo para processar as inúmeras mudanças. Porque o puerpério tem revolução hormonal, cansaço extremo pela alta demanda do bebê e noites mal dormidas, tem baixa libido, tem dores do pós-parto, tem um corpo voltando pro lugar, tem ressecamento vaginal, tem peito vazando. A boa notícia é que todos estes itens tenebrosos são temporários e podem ser contornados pelo casal com acolhimento e compreensão, com companheirismo, partilha de tarefas, muita paciência e, acima de tudo, diálogo franco.

Read More »
Amamentar é

Amamentar é…

Amamentar é entrega. É se doar por completo, abrir mão, priorizar, enquanto se provê alimento ao corpo e à alma do pequeno ser que agora se tem nos braços.

Read More »
Pausar a vida pelos filhos

Pausar a vida pelos filhos

Pausar não significa desistir da vida e de si mesma. Significa entender que durante um certo período precisaremos reordenar prioridades em prol dos nossos filhos. Porque eles são seres que nascem frágeis e totalmente dependentes de cuidados.

Read More »
Qual a forma correta de higienizar os dentes do bebê?

Como cuidar dos dentinhos do bebê?

Desde o ano de 2008 a Associação Brasileira de Odontopediatria iniciou a recomendação de usar pasta com flúor na concentração A PARTIR de 1.000 ppm quando aponta o primeiro dentinho de leite. E esta mudança foi necessária porque houve um incremento na prevalência de lesões de cárie nas crianças brasileiras, especialmente nos bebês (até 03 anos de idade).

Read More »
Decidir amamentar na cultura do desmame exige muita determinação. Veja algumas dicas que podem tornar o processo da amamentação mais leve.

8 Dicas para manter a amamentação no tempo

Decidir amamentar na cultura do desmame exige muita determinação. É bem provável que enfrentemos desde o início inúmeros obstáculos pela assistência profissional inadequada e pressão da família pela falta de conhecimento sobre o tema e os muitos mitos que imperam na nossa cultura.

Read More »
É possível estimular inadequadamente o cérebro do bebê de maneira prejudicial e não benéfica através da exposição às telas?

Por que os bebês não devem ser expostos às telas?

Quando pensamos nos bebês, devemos entender que eles estão em um estágio crítico de desenvolvimento. Eles nascem com um cérebro de aproximadamente 333 gramas e com 2.500 conexões. Em menos de dois anos, seu cérebro triplica de tamanho e eles têm mais de 15.000 conexões neurais. Em nenhum outro momento de nossas vidas, experimentamos essa mudança. Nesse contexto, onde a infância está sendo tecnificada de maneiras sem precedentes, foi feita a seguinte pergunta: É possível estimular inadequadamente o cérebro em desenvolvimento de maneira prejudicial e não benéfica?

Read More »
Os primeiros 1000 dias do bebê

Os primeiros mil dias do bebê

Os 270 dias da gestação, mais 365 do primeiro e 365 do segundo ano de vida totalizam 1000 dias. E é nesse período que ocorrem as principais evoluções, modificações e adaptações que o ser humano necessita vivenciar para se adequar ao mundo, tanto física quanto emocional e cognitivamente.

Read More »
Existe mesmo a pega perfeita do bebê ao mamar?

Existe mesmo a pega perfeita do bebê ao mamar?

Não existe a pega perfeita. Existe a pega que funciona, onde a boca única do bebê se acopla ao seio único de sua mãe e a amamentação pode fluir sem dores para a mãe e com um bebê que fica relaxado depois da mamada e ganha peso corretamente.

Read More »
O diagnóstico incorreto muitas vezes se deve à falta de conhecimento sobre o comportamento normal do bebê e manejo incorreto da amamentação.

Diagnósticos incorretos de alergia em bebês

Muito do excesso de diagnósticos incorretos de alergia em bebês se deve à falta de conhecimento dos pais e profissionais sobre o comportamento normal do ser humano no início da vida extrauterina, além do mau manejo clínico da amamentação por parte destes últimos. A seguir algumas orientações importantes a partir de situações vivenciadas por muitas famílias nos consultórios médicos.

Read More »
Diálogos maternos numa noite insone

Diálogos maternos numa noite insone

Desde que você chegou o tempo deixou de existir. Parece já não haver intervalos. Me sinto tão cansada. Apenas cochilei e você acordou chorando. Agora estamos os dois sentados na cama do quarto em penumbra.

Read More »
Álcool e amamentação são compatíveis?

Álcool e amamentação são compatíveis?

Informação fidedigna e uma boa dose de bom senso para avaliar riscos toxicológicos para o bebê, riscos para a amamentação, riscos comportamentais, e fazer escolhas conscientes sobre o consumo de álcool durante o período da amamentação.

Read More »